ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Berlim como destino para o seu intercâmbio

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 14 de Junho de 2021

Você já pensou em morar em uma das maiores potências do mundo? Sim, hoje vamos falar sobre a Alemanha, uma das economias mais fortes e estáveis, mas especificamente sobre sua capital, Berlim.

Você sabia que o visto de estudante permite que estrangeiros trabalhem 20 horas semanais durante os estudos e ainda permite que a família possa ir junto? Inclusive seu parceiro (a) também pode ter a permissão de trabalho no visto, isso mesmo.

Brasileiros podem aplicar para o visto de estudo com permissão de trabalho se estiverem matriculados em cursos de ensino superior (graduação, pós graduação, mestrado e doutorado) e levar sua família nesta jornada.

Mas, eu não falo alemão, e agora?

Sem problemas, em Berlim existem universidades que lecionam em inglês, por isso, com um exame de proficiência no idioma ou um teste da universidade que comprove que possui o nível necessário para acompanhar as aulas, é possível embarcar para a cidade que oferece muitas oportunidades de trabalho.

Profissionais qualificados possuem muita chance de conseguir visto de trabalho ainda durante os estudos ou após o seu término quando é possível permanecer um período apenas trabalhando. Em 2018, por exemplo, o governo alemão concedeu a 27 mil pessoas o chamado “blue card", que é o visto para profissionais altamente qualificados de fora da União Europeia, uma alta de 25,4% se comparado ao ano anterior.

Estudos apontam que para lidar com o envelhecimento da população e suprir as necessidades do mercado de trabalho, a Alemanha precisa de muitos imigrantes todos os anos, por isso, se a sua intenção é encontrar um país que esteja aberto a estrangeiros, a capital Berlim, pode ser um ótimo destino para você e sua família.

Isso acontece porque embora o idioma oficial seja o alemão, Berlim é uma cidade extremamente turística, multicultural e onde estão as empresas multinacionais e grandes companhias contratando colaboradores de todos os lugares do mundo que se comunicam apenas em inglês, por isso, sim é possível morar na capital sem falar o idioma oficial, e frisamos aqui a capital porque em outras cidades menores já podem existir problemas na comunicação.

Portanto, se morar e trabalhar em uma cidade grande estiver dentro dos seus gostos pessoais, a adaptação deve acontecer de maneira tranquila e inclusive muitas das universidades oferecem também aulas de alemão para tornar esse início ainda melhor e abrir mais oportunidades futuras.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL