ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Como fazer o visto de estudante em Barcelona

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 2 de Junho de 2021

Para estudantes de cursos acima de 3 meses é necessário aplicar para o visto de estudante ainda no Brasil ou em país que possua residência válida com pelo menos 2 meses de antecedência da sua viagem, presencialmente no consulado responsável pela sua região.

Além do pagamento de taxa de aplicação, alguns documentos exigidos são, passaporte, seguro médico, foto 3x4, antecedentes criminais, atestado médico, comprovação financeira e carta de matrícula da Instituição do seu curso, sempre bom lembrar, que cada consulado pode exigir uma documentação diferente ou documentos complementares a cada estudante.

Quando o seu visto for aprovado, você acompanhará todo o processo pelo site do consulado, terá que comparecer mais uma vez para retirar o seu passaporte com o visto e o NIE (Número de Identidad de Estranjero). Confira seu visto e peça o NIE caso ele não esteja no passaporte, ele será importante para as demais burocracias chegando em Barcelona.

Além disso, receberá um papel explicando como marcar sua cita (agendamento) na extranjería, para substituir seu visto com validade 90 dias pelo TIE.

É recomendado que você aguarde a confirmação da aprovação do visto para realizar a compra da sua passagem aérea.

Assim que você chegar em Barcelona, o primeiro passo é conseguir sua acomodação fixa para realizar o seu empadronamiento, que é o registro como morador no ayuntamiento (prefeitura). Para este processo também é necessário uma cita (agendamento) e ele é emitido na Oficina Atenció Ciutadana mais próxima do seu endereço.

Para este processo é necessário seu passaporte e o contrato de aluguel em seu nome ou um documento do proprietário que confirme sua moradia no endereço. Na data e horário agendado você comparecerá na Oficina Atenció Ciutadana e feito o processo, já recebe o documento do seu empadronamiento.

O próximo passo é a cita para o TIE, esta é a parte mais chatinha de todo o processo para os estrangeiros que chegam em Barcelona, pois o sistema para o agendamento é sobrecarregado, obsoleto e alvo de alguns robots, o que faz muitas pessoas recorrem a empresas especializadas ou advogados para conseguir uma cita. Normalmente o melhor horário é às 8h da manhã das segundas-feiras, que é quando eles liberam novas datas no sistema.

Nesta etapa suas digitais serão coletadas e é necessário levar os documentos abaixo:

- pagamento de taxa em dinheiro da tarjeta no valor de €15,76 com formulário preenchido e impresso;
- passaporte original com cópia da página principal, do visto e do carimbo de entrada do país;
- 2 fotos recentes 3x4 com fundo branco;
- documento do empadronamiento;
- carta original e cópia de matrícula do curso indicando o período de início e fim

O TIE fica pronto em até 4 semanas, mas você sai com um papel de Resguardo de solicitud o renovación de tarjeta de extranjero com validade de 45 dias, onde demonstra que você já está com o processo feito.

Após realizar esta última etapa e estar com o seu TIE em mãos, estará apto para abrir sua conta em um banco espanhol. Muitos estudantes realizam a abertura da conta no Sabadell ou digitalmente no BBVA, mas você pode escolher o banco que melhor atender suas necessidades.

O visto de estudante não autoriza o trabalho automaticamente, é necessário solicitar ao governo essa autorização de trabalho como estudante, que é número da seguridad social. Este processo é gratuito e pode ser feito pelo próprio trabalhador ou pelo empregador na Oficina de Tesoreria, a maneira mais fácil é contar com uma oferta de trabalho. O processo pode ser alterado de acordo com o governo, por isso, não deixe sempre de checar no site: http://www.seg-social.es/wps/portal/wss/internet/Inicio

Bienvenido a Barcelona!


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL