ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

COMO USAR A CNH BRASILIEIRA NA AUSTRALIA, IRLANDA E NOVA ZELÂNDIA

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 5 de Fevereiro de 2021

Está afim de viajar e poder conhecer as mais belas paisagens durante seu intercâmbio? Praias, montanhas, estações de esqui e reservas naturais? Se esses são seus planos, tenho uma super dica: invista em uma road trip. Esta opção é com certeza uma das maneiras mais barata e que te dará maior independência de datas e roteiros na hora de cair nesse mundão. Provavelmente ao pensar nessa hipótese, você deve ter se perguntado: será que minha carteira de habilitação brasileira é válida em outros países?

A resposta é sim e para vários! Inclusive para aqueles que possuem mão inglesa e que atraem anualmente milhares de estudantes, como: Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Como nem tudo são flores o uso da CNH brasileira é válida por um período determinado, que varia de país para país. Além disso, alguns outros documentos também são solicitados.

Curioso para saber como as regras de cada um desses países? Então, chegou a hora de conhecer melhor as particularidades de cada um deles.

AUSTRÁLIA


Nas rodovias australianas é comum encontrar placas com os seguintes dizeres: se você está lendo isso, você está na mão errada. Só pelas placas já dá para perceber estrangeiros no volante não é algo incomum por lá. Algumas regras variam de estado para estado, porém, de forma geral existem duas circunstâncias em que estrangeiros são autorizados a dirigir: se estiverem de férias ou durante o período de validade do visto provisório. Pessoas com visto de residência permanente só podem pilotarem seus “possantes” após obterem da licença australiana. Para os que estão autorizados a dirigir, saiba que alguns estados além do passaporte também solicitam a tradução da carteira habilitação pela NAATI.

Por último, porém não menos importante, se você resolver tirar a habilitação australiana e for reprovado, a habilitação de seu país de origem deixa de valer. Logo, só faça o exame se realmente precisar ou se estiver muito seguro de sua aprovação.

IRLANDA


A terra dos Leuprechauns, dona de um verde intenso e inconfundível é um pouco mais restritiva nesse aspecto e permite que brasileiros utilizem sua CNH por apenas um ano após a chegada ao país. Contudo, apesar da permissão, existem algumas desvantagens em sair desbravando a pequena ilha com sua carteira brasileira. Falo isso porque na Irlanda o seguro do carro é obrigatório e o valor pode subir muito se o motorista não tiver uma habilitação irlandesa. Outro ponto a se considerar é que algumas vagas de emprego, até mesmo como as de Aurpair e Nanny podem dar preferência para aqueles que possuem a licença irlandesa.

NOVA ZELÂNDIA


As regras na Nova Zelândia são muito parecidas com as regras dos países citados anteriormente. Por exemplo, por lá é permitido que portadores de vistos provisório dirijam por até 1 ano após sua chegada desde que a habilitação de seu país de origem esteja válida.

Mas antes de sair dirigindo, assim como na Austrália, é necessário que estrangeiros realizem a tradução de suas cartas, por meio de um profissional credenciado à New Zealand Society of Translators and Interpreteurs. Para o aluguel de carros é importante ter em mãos além da CNH traduzida, o passaporte e um cartão de crédito internacional caso não tenha conta bancária no país. Lembrando que a idade mínima para se alugar um carro por lá é de 25 anos.

A Nova Zelândia é um país em que podem ocorrer nevasca e chuvas fortes em determinadas épocas do ano. Por isso fique atento as regiões que se deseja se deslocar e as estações do ano pois podem ser necessário o uso de correntes ou uma atenção especial aos faróis e limpa-vidros.

Tiradas as dúvidas, agora é só planejar o orçamentar, pensar no roteiro e começar a organizar aquela viagem dos sonhos!


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL