ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

DÁ PARA VIVER COM O SALÁRIO DE ESTUDANTE?

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 18 de Janeiro de 2021

Se essa é a sua maior preocupação sobre intercâmbio na Austrália, relaxa que nós vamos te mostrar que sim, é possível viver na Austrália com o salário de estudante!

Primeiro passo é escolher a cidade que vai morar, Gold Coast por exemplo tem o custo de vida mais baixo que Sydney, por outro lado Sydney tem uma maior demanda em ofertas de trabalho e os salários muitas vezes são mais altos. Mas antes de começar a revelar os gastos médios de um estudante, já vou adiantando que independente da cidade, tenho certeza que será a melhor escolha! A Austrália é um país de oportunidades e dificilmente você ficará sem trabalho.

QUAL O SALÁRIO MÍNIMO DE UM ESTUDANTE?

O salário mínimo na Austrália é de A$19.49 e um estudante pode trabalhar até 20h semanais durante o período de aulas, geralmente arredondamos esse valor então 20h x $20 = AU$400,00 por semana e estamos calculando o mínimo que você poderá receber, já que não é difícil encontrar trabalhos que pagam A$25 a hora por exemplo.

GASTOS SEMANAIS PRINCIPAIS

Após saber quanto é o salário mínimo de um estudante, vamos a uma estimativa dos gastos semanais.



- Acomodação: Um quarto compartilhado na área central de Sydney custa em torno de A$180 semanal, geralmente esse valor já inclui as contas de luz. Você pode encontrar quartos melhores e até mais baratos um pouco mais afastados, mas aí o valor do transporte aumenta, tudo depende do que você busca;



-Transporte: O cartão utilizado em Sydney é o Opal, e o valor semanal dele é de A$50. Esse cartão é utilizado não somente no metrô mas como em ônibus e balsas. Mas se você quiser e puder economizar, a bicicleta é um ótimo meio de transporte, além disso, caso sua escola seja próxima a sua casa, você pode ir caminhando, Sydney apesar de grande é uma cidade muito segura e te garanto que você terá belas paisagens pelo caminho.



- Alimentação: Esse é um quesito que varia muito de uma pessoa pra outra. Vai depender da sua dieta, se come muita carne, se tem o costume de comer fora, ou pedir comida pronta, (é muito comum comprar comida brasileira em forma de marmita, cada uma custa em torno de A$10). Uma compra para a semana custa em torno de A$50. Um exemplo de uma lista básica, com alguns itens de compra:

- Leite: AU$ 1,00
- Manteiga orgânica 250g: A$ 3,59
- Pão de forma integral: A$ 1,49
- 12 ovos free range: A$ 4,30
- Macarrão gluten free 500g: A$ 2,29
- Arroz 1kg: A$1,40
- Carne moída 500g: A$ 7,65
- 1l de água: A$0.98



-Celular e internet: A internet em Sydney, assim como em todas as cidades grandes da Austrália, possui um sinal excelente, independente da companhia que escolher. As três mais utilizadas são: Vodafone, Telstra e Optus. Vale a pena checar não só a quantidade de dados oferecidos como também os aplicativos que você pode ter acesso de graça no seu celular quando for adquirir o plano.

CONCLUSÃO


Somando todos os gastos, ainda sobra A$ 90,00 para despesas extras, entretenimento ou ainda guardar para aquela viagem que você está planejando há tempos.

E só pra te deixar ainda mais seguro do que estamos falando, segundo a revista CEOWORLD a Austrália é o 16 país mais caro do mundo, mas não se assuste, como você viu, é possível viver no país com o salário mínimo. Além disso, o poder de compra do australiano é muito maior que o do brasileiro, que pra comprar um Iphone por exemplo de R$6.500 reais, tem que trabalhar 220h ganhando o salário mínimo, já o australiano para comprar o mesmo telefone irá pagar A$1199,00 com um pouco mais de 61h trabalhadas.

Então se você tinha alguma dúvida se é possível viver com o salário de um estudante, acho que já respondemos a sua dúvida. Agora responda a nossa: e você, quando vem pra Austrália, fazer o seu intercâmbio?


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL