ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Entenda por que seu intercâmbio é pago com a modalidade do câmbio turismo e não câmbio comercial.

Estudo e Trabalho / Por Juliana Vital

Publicado em 18 de Novembro de 2020

Tags: Intercâmbio Notícias


Muitos intercambistas ficam confusos e questionam a diferença gritante do câmbio comercializado na compra do intercâmbio, passagem aérea e compra da moeda. Por isso, fizemos um resumo para facilitar esse entendimento. Afinal, antes de programar a viagem de estudos é importante entender como funciona o câmbio para intercâmbio!


O que é Câmbio comercial?



Certamente, o Dólar comercial é a cotação utilizada em operações comerciais como contratos de importação e exportação por exemplo. As operações com base no câmbio comercial, tem cotação usada sempre em dólar comercial. Não importa se um negócio é feito entre empresas privadas de pequeno, médio ou grande porte ou por participação do governo brasileiro como uma das partes.

Desta forma, quando o mercado encerra suas atividades diárias, a taxa de câmbio média de todas as operações realizadas é definida e se chama Ptax. Quem fixa a Ptax é o Banco Central.

Por isso, o dólar comercial tem cotação variável e pode mudar de valor diversas vezes por dia, por ter a taxa de conversão baseada na oferta e procura da moeda no mercado internacional. Ou seja, há interferência do banco central para manter a estabilidade e determinar um valor que seja viável para a balança comercial brasileira.


O que é câmbio turismo?



Primeiramente, o dólar turismo é aquele vendido para pessoas físicas, podendo ser adquirido em espécie em casas de câmbio ou bancos comerciais. Sendo assim quando você faz uma viagem para o exterior e vai até uma casa de câmbio para comprar moeda, está sujeito à cotação do câmbio turismo.

Entretanto, outras operações realizadas por pessoas físicas, como compra de passagens aéreas, cursos no exterior ou artigos em sites internacionais também fazem uso do dólar turismo como base.


Qual a diferença entre dólar comercial e turismo?



A cotação do dólar ou euro turismo se baseia sempre da cotação da moeda comercial do dia. O que acontece, nesse caso, é que o câmbio turismo tem embutidos alguns custos que o tornam mais caro para quem usa essa variação.

Dentre esses custos, está a receita de cada instituição que opera com a moeda. Por isso, o valor é diferente entre casas de câmbio.

Além disso, existem questões logísticas e operacionais que são acrescidas na composição de preço do dólar turismo. Enquanto o dólar comercial geralmente não transita “fisicamente” entre as partes de um negócio.
Ou seja, é muito importante na hora da compra da moeda, sempre pesquisar entre 3-4 casas de câmbio no intuito de conseguir descontos na transação.

Portanto, a dica de ouro é: evitar a compra de moeda as segundas e sextas feiras. Nas segundas o mercado está iniciando suas atividades e na sexta feira está encerrando suas atividades. De terça a quinta é possível observar melhoras no câmbio!


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL