ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Exame de proficiência, você sabe o que é?

Estudo e Trabalho / Por Jana Santos

Publicado em 10 de Março de 2021

Os exames de proficiência são para medir o grau de fluência em determinado idioma.

Embora não sejam obrigatórios em todas as Universidades, já que algumas aplicam o seu próprio teste, frequentemente eles são exigidos aos alunos internacionais para comprovar a capacidade de acompanhar as aulas ministradas no idioma.

O nível necessário é determinado pela Universidade e pode variar de acordo com o curso escolhido. Normalmente cursos de graduação, exigem uma nota menor que uma pós-graduação ou doutorado, por exemplo.

Caso você já tenha a universidade de interesse, é possível checar no site da instituição quais são os exames aceitos, assim como as notas e já se preparar para a prova específica, algumas delas possuem validade e outras não.

O IELTS é um dos exames de proficiência mais aceitos para a língua inglesa, além dele, TOEFL e Cambridge estão entre os mais comuns.

Como é possível tirar o certificado? As provas são aplicadas em determinadas datas em centros autorizados e divididos em algumas competências, como: escrita, fala, audição e leitura.

Caso você já tenha conhecimento do idioma e esteja interessado em realizar um intercâmbio, mas não gostaria de estudar inglês novamente, é possível escolher o curso de preparatório para o exame do seu interesse. As escolas de inglês no exterior costumam solicitar que a pessoa tenha inglês a partir do intermediário para ingressar nas salas de preparatório que geralmente duram entre 4 a 12 semanas e muitas delas realizam a combinação de general english + preparatório para intercâmbios de longa duração.

Muitos processos para bolsa de estudo e de imigração de países, exigem que os candidatos apresentem um teste de proficiência entre as documentações. A verdade é que ter um certificado de proficiência pode abrir muitas portas e te colocar em destaque em diversas situações, afinal, é a comprovação oficial do seu nível no idioma.

Outras provas de proficiência:
Espanhol: DELE e SIELE
Alemão: Goethe-Zertifikat, Test DaF e KDS
Francês: TCF, DELF e DALF
Italiano: Celi e Cils
Japonês: JLTP


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL