ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

QUANTO TEMPO LEVA PARA COMEÇAR A TRABALHAR NA AUSTRALIA DURANTE O INTERCÂMBIO?

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 12 de Fevereiro de 2021

Se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália mas está tentando descobrir se levaria muito tempo arrumar um emprego, por quanto tempo a grana que levar, irá durar, se conseguiria logo algum trabalho com o seu nível de inglês e tantas outras perguntas que ficam girando na nossa cabeça e fazendo com que desistamos sem nem mesmo tentar achar uma saída. Não temos uma bolsa de cristal para lhe dizer o tempo exato, infelizmente, mas levantamos alguns tópicos para se levar em consideração.

MERCADO DE TRABAHO


Segundo o site internacional de economia Trading Economics, a taxa de desemprego da Australia é inferior a 7% e se buscarmos pelas grandes cidades como Sydney, Melbourne, Brisbane, essa taxa cai para menos de 4%. Se compararmos com o Brasil, essa taxa sobe para 14%. Além disso, o mercado é australiano é muito receptivo principalmente por ser multicultural e receber profissionais do mundo todo.

DOCUMENTOS PARA TRABALHO


Assim que chegar na Australia, você terá um período de adaptação a sua nova rotina, fuso, acomodação. Já nos primeiros dias, você poderá dar entrada nos documentos que te permitirão trabalhar no país, como o TFN (Taxi File Number) que é um tipo de CPF, onde serão descontados os impostos no final do mês. Esse documento é bem rápido e fácil de conseguir e você pode solicitar online.

CURSOS


Aqui na Austrália, dependendo do trabalho, você irá precisar de licenças. Por exemplo: se estiver pensando em trabalhar em construção, irá precisar do White card e dependendo da sua função e de qual estado estiver, outros cartões como o azul e amarelo serão solicitados. Esses cursos levam em torno de um dia e você já sai com um protocolo pronto para trabalhar.
Se você pretende trabalhar com crianças, provavelmente terá que providenciar o Working With Children Check (wwcc) que é um documento de antecedentes criminais exigido pela maioria das famílias. Além disso, o curso de primeiros-socorros também é sempre bem vindo e facilita na hora de conseguir o job.

NIVEL DE INGLÊS


Se o seu nível ainda é básico, você não precisa se preocupar! Apesar de ser mais difícil de encontrar e com salários mais baixos, trabalhos que não exigem inglês costumam surgir. Você deve estar se perguntando “que tipo de trabalho não exige inglês num país que a língua materna é o inglês?!” Parece estranho, mas trabalhos para segurar placas de lojas que indicam a direção ou promoções não exigem o idioma. Você só precisa ficar ali paradinho segurando a placa. Outros trabalhos que não exigem muito inglês é o de kitchen porter, aquela pessoa que cuida da limpeza da cozinha, lava pratos e copos dos bares e restaurantes. Floor staff que é aquele que retira os pratos e copos das mesas, mantém o local sempre limpo e organizado.

AMIGOS E CONTATOS


Apesar da maioria dos trabalhos serem publicados nos sites de empregos, é sempre bom checar com os amigos da escola, acomodação se eles não sabem de alguma vaga e deixar claro que está procurando trabalho. A maioria dos primeiros empregos surgem com indicações de amigos por isso faça amigos e tente se enturmar!

Como dissemos no início, é difícil responder em quanto tempo você irá conseguir um emprego, dependerá muito de todos esses fatores e de quão disposto você estará de tentar um trabalho novo. No começo, trabalhar num subemprego pode assustar um pouco, mas você irá ver que no final tudo são experiências. Aquele banheiro que você terá que lavar, talvez seja o que vai te garantir ter um conforto melhor no futuro. Outra coisa, nada é para sempre. O emprego de hoje pode ser só uma lembrança de amanhã, conforme o seu inglês vai melhorando e você vai se adaptando país, novos oportunidades vão surgindo e aquele sonho de trabalhar na sua área pode acontecer, principalmente num país cheio de oportunidades como a Austrália.

E lembre-se: Apesar de não ser mais um requisito para conseguir ter o visto aceito na Australia, a comprovação de renda ainda pode ser pedida em alguns casos, por isso é importante chegar no país com os AU$1690 por mês para todo o período que estará estudando. Por mais que um trabalho te dá mais segurança e você pode juntar uma grana para viagens por exemplo, sem depender dessa reserva, vale lembrar que ela estará ali para as emergências.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL