ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Sistema de saúde na Irlanda

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 28 de Maio de 2021

A cultura de saúde do Brasil é muito diferente da Irlanda, enquanto estamos acostumados com o SUS (Sistema Único de Saúde) gratuito, na Irlanda o sistema não é de graça e isso tanto para estrangeiros como para irlandeses, ou seja, você precisa pagar por qualquer atendimento médico que venha realizar durante o seu intercâmbio.

Entender o sistema de saúde é um detalhe importante, desta maneira ao precisar você saberá como funciona e como proceder, se este item passou pelas suas pesquisas, já deve ter ouvido algumas críticas, até mesmo por parte dos irlandeses.

Apenas cidadãos europeus que possuam o Medical Card, crianças até 6 anos, idosos aposentados ou desempregados que comprovem não ter condições de pagar por suas despesas médicas garantem tratamento gratuito, então a menos que você seja um estudante com cidadania europeia, vai precisar arcar com os custos médicos e hospitalares.

Devido a esse estilo de sistema de saúde, um dos documentos exigidos para os intercambistas no momento da emissão do visto de estudante é a apólice de seguro governamental, o documento que garante acesso aos hospitais do país em caso de atendimento emergencial.

Para cursos que tenham duração menor que 3 meses, o seguro obrigatório não se aplica, porém é aconselhável que ainda assim o estudante adquira um seguro saúde, afinal de contas, o atendimento médico na Irlanda pode custar muitos euros e atrapalhar a experiência do intercâmbio.

Outra diferença do Brasil, é que na Irlanda o acesso às clínicas médicas de especializações como dermatologia, ginecologia, ortopedia e outras, não é agendado diretamente pelo paciente, antes disso, é necessário consultar um GP (General Practitioner), que é o clínico geral da Irlanda que fará uma avaliação e se necessário um encaminhamento para o especialista.

Uma consulta a um GP pode custar uma média de 60 a 80 euros, no entanto, caso você tenha o seguro saúde basta entrar em contato com a operadora e realizar o agendamento sem precisar dispor deste valor e em caso de emergências você pode acionar o seu seguro governamental, verifique as coberturas.

Se por um lado passar no GP pode retardar a ida até o especialista, em alguns casos pode ajudar, isso porque com o encaminhamento para o hospital, o atendimento tende a ser mais rápido, uma vez que o tempo de espera costuma ser motivo de muitas críticas.

Não esqueça de checar com o seu consultor de intercâmbio a inclusão do seguro saúde em seu pacote, para que assim sua viagem para a Irlanda e outros países seja sempre mais tranquila.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL