Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
Mais um destino com falta de profissionais qualificados para ocupar as vagas de trabalho existentes é a Alemanha, um estudo mostra que 56% das empresas alemãs estão sofrendo com a escassez de trabalhadores.
Os setores mais afetados são os da construção, transporte, hotelaria, saúde, tecnologia e serviços sociais.
Com isso, o ministro federal alemão do Trabalho e Assuntos Sociais, Hubertus Heil, revelou planos para criar uma espécie de “green card” alemão, a partir de um sistema baseado em pontos, para permitir que estrangeiros busquem emprego no país, desde que preencham pelo menos três dos requisitos abaixo:
- Diploma universitário;
- Três anos de experiência profissional;
- Ter menos de 35 anos;
- Conhecimento da língua alemã ou ter vivido na Alemanha.
Além disso, os candidatos precisam comprovar que podem pagar suas despesas pelo tempo que irão permanecer na Alemanha buscando um emprego.
Atualmente, uma ótima oportunidade para estudantes internacionais que possuem interesse no país é através do estudo superior, em um curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Isso porque o processo de visto conta com o auxílio da universidade e permite que o estudante também possa trabalhar durante os estudos e tenha direito a extensão de visto após sua conclusão para buscar um visto de trabalho.
Os cursos oferecidos são em inglês com o bônus de aulas de alemão, aumentando assim a sua chance dentro do país. A universidade está localizada na capital, Berlim, o que facilita a busca de emprego apenas com o conhecimento do inglês, já que abriga várias empresas multinacionais que utilizam o idioma e é extremamente turística.