ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Alugando sua acomodação na Austrália

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 8 de Novembro de 2021

A primeira acomodação do estudante recém chegado na Austrália, normalmente é vinculada à escola, podendo ser residência estudantil ou host family, as famosas casas de família. O tempo ideal para ficar neste tipo de acomodação é de duas a quatro semanas, para que o intercambista possa durante este período procurar uma acomodação fixa.

É possível que você procure uma acomodação compartilhada com outros estudantes e que já tenham contrato ativo, sendo assim você pode apenas entrar sem precisar de muita burocracia ou buscar alugar algo somente para você. Lembrando que se você é recém chegado pode ter um pouco mais de dificuldade neste segundo cenário, já que neste primeiro momento não tem referências no país.

Ao visitar uma casa ou apartamento, caso tenha interesse em alugar será necessário fazer a aplicação do aluguel, cada imobiliária ou landlord (os donos da casa) possuem seu método, que pode ser online ou formulário físico.

Em vias gerais, os formulários solicitam seus dados pessoais, documentos, informações sobre o seu emprego e payslips (holerites), contato do seu gerente, referência de landlord antigo e outros detalhes, por este motivo, é que para quem está chegando neste primeiro momento pode ser mais complicado já que outros interessados já podem ter histórico no país.

A dica neste caso é enviar seus documentos bem organizados, seu visto, extrato bancário (já que não possui payslip), referências em inglês do Brasil, uma carta de intenção e se tiver condições, oferecer para pagar alguns aluguéis adiantados.

Se você está entrando em uma acomodação onde já existem outros intercambistas, pode ser que não haja contrato individual, neste caso, provavelmente o morador mais antigo deve ser o responsável pela casa e vale à pena perguntar. Mas, se você foi aprovado e vai assinar um contrato, imobiliárias sérias vão ter um e se não tiver pode ser um sinal de alerta para você.

Antes de assinar não esqueça de se certificar se existe alguma conta inclusa (luz, água, gás, internet, condomínio) e que estão bem discriminadas no contrato para evitar surpresas. Lembre-se também que os valores costumam ser pagos semanalmente e que será necessário pagar o bond, que é o cheque caução, que costuma ser 4 semanas de aluguel, esse valor é devolvido para você no final do contrato, caso tudo esteja da mesma forma sem necessidade de reparos. Além deste valor também é possível que a imobiliária solicite 2 semanas de aluguel adiantada, olhe todos estes detalhes e tire todas as dúvidas antes de assinar, se ainda não possui inglês o suficiente conte com a ajuda de alguém mais experiente ou o próprio google tradutor.

Após a assinatura você receberá as chaves, tenha cuidado, pois elas costumam ser caras e em caso de perda te cobrarem o valor de até 200 dólares (o que também deve constar em seu contrato).


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL