Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
Uma pesquisa realizada pela Foreign Direct Investment Intelligence (FDi) classificou as Cidades Europeias do Futuro, avaliando 370 cidades do continente e as 10 melhores foram:
- Londres, Reino Unido
- Amsterdam, Holanda
- Dublin, Irlanda
- Paris, França
- Madrid, Espanha
- Varsóvia, Polônia
- Estocolmo, Suécia
- Munique, Alemanha
- Berlim, Alemanha
- Barcelona Espanha
A Europa mostrou resiliência como destino de investimento global, mesmo após os impactos causados pela pandemia Covid-19 e a guerra na Ucrânia. Apesar das grandes multinacionais expressarem preocupações sobre sua competitividade a longo prazo, o velho continente continua sendo o maior destino mundial de investimento direto estrangeiro.
A pesquisa avaliou o desempenho das cidades em cinco subcategorias: potencial econômico; simpatia comercial; conectividade; capital humano e estilo de vida; e custo-benefício.
Algumas dessas cidades são super conhecidas entre os estudantes que desejam realizar um programa de estudo de idioma, especialmente Londres e Dublin para quem pretende aprender inglês e Madrid e Barcelona para os estudantes de espanhol.
A capital do Reino Unido, além de atrair muitos estudantes internacionais que buscam aprimorar seus conhecimentos do inglês em cursos de curta duração, também é famosa por abrigar algumas das melhores universidades do mundo.
Já a Irlanda está no topo dos países mais procurados entre os estudantes brasileiros para o programa de estudo com permissão de trabalho e Dublin é sempre uma das cidades mais escolhidas, embora Cork, Limerick e Galway tenham ficado em excelentes posições na lista das pequenas cidades europeias do futuro.