Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 29 de Julho de 2023
Cork é a segunda maior cidade da Irlanda, possui cerca de 124 mil habitantes e embora seja uma cidade do interior onde é possível fazer as principais coisas andando, tem toda infraestrutura para que o estudante possa viver bem.
Cork inclusive possui um aeroporto internacional que opera diversos voos, para destinos como Edimburgo, Amsterdam, Londres e Barcelona.
Um dos maiores motivos que fazem os intercambistas escolherem Cork para viver a experiência do intercâmbio é o custo de vida mais baixo, chegando a ser 15% mais em conta que a capital Dublin, em contrapartida, o salário médio também fica em torno de 7% abaixo.
A cidade universitária é cosmopolita, repleta de cultura e lazer, com muita história, castelo, parques, museus, galerias, cafés, restaurantes e pubs com música tradicional irlandesa.
A região também influencia o clima, é considerada uma das mais ensolaradas da Irlanda, entretanto por conta do oceano chove quase todos os dias.
O intercambista pode estudar em Cork até 3 meses com visto de turismo ou aplicar para o visto de estudante com permissão de trabalho e ter a oportunidade de realizar uma imersão de 8 meses, sendo 6 meses de estudo + 2 meses de férias, com possibilidade de renovação de visto sem a necessidade de sair do país.
Cork conta com um importante porto marítimo e por isso é referência para a economia da Irlanda, abrigando também grandes empresas como Pfizer, Novartis, Apple, Facebook, Dell, IBM, entre outras.
Mesmo sendo uma cidade menor, existem ótimas escolas que podem proporcionar ao estudante uma ótimo ensino e quem sabe no futuro aplicar para uma universidade. A cidade abriga muitas universidades, entre elas a famosa Griffith College e a University College Cork, classificada entre as 400 melhores do mundo.