Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 29 de Julho de 2023
Se engana quem pensa que intercâmbio é somente para jovens, existem programas de intercâmbio que se encaixam em qualquer fase da vida que você esteja, por isso, se você tem o desejo de viver essa experiência incrível, não deixe mais esse pensamento adiar os seus planos e comece hoje mesmo a planejar o seu programa de intercâmbio.
Até 17 anos
Se você tem até 17 anos, o intercâmbio de férias é o ideal para você! Além de aprender e praticar o idioma, os estudantes possuem diversas atividades de integração com intercambistas de outras nacionalidades. Os destinos mais comuns para este tipo de programa são Canadá, Estados Unidos e Malta.
As aulas de inglês e professores são voltados para lidar com este público mais jovem, desde o nível mais básico até o avançado. Os estudantes são separados no primeiro dia de aula, quando acontece o teste de nivelamento. Neste tipo de intercâmbio os intercambistas ficam hospedados em casa de família com as refeições inclusas.
A partir de 18 anos
A busca pelo intercâmbio universitário tem crescido entre os estudantes brasileiros. Existem opções de estudo em vários países e este é um programa que exige uma preparação maior, já que para ingressar em uma universidade no exterior é necessário realizar a aplicação com antecedência devido ao processo burocrático. Um dos requisitos também é o conhecimento do idioma, é preciso demonstrar que você tem condições de acompanhar as aulas e para um teste de proficiência fará parte do processo.
Neste tipo de programa além do estudo, o universitário também terá a permissão de trabalho part-time para auxiliar com os custos de se manter no país e ter a oportunidade de se inserir na comunidade e cultura do destino escolhido.
Todas as idades
Os programas de idioma atendem a todas as idades. É possível estudar por um período de curta ou longa duração e o leque de opções de países é grande. O estudante pode embarcar até 3 meses como turista e estudar e aproveitar o destino escolhido de acordo com o seu perfil, como também em alguns países existe a possibilidade de estudo com permissão de trabalho. Neste caso, cada destino possui as suas exigências de tempo e processo de visto.
Os países mais comuns para este tipo de programa são: Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Você encontra estudantes de todas as faixas etárias neste tipo de programa, provando que intercâmbio não tem idade!
Estudantes +30
Ainda que intercâmbio seja um mundo sem limites, existem os estudantes que preferem estar inseridos dentro da mesma faixa etária, para isso, os programas +30 e outros acima são os ideais. Neste caso, será necessário uma busca mais refinada, já que não são todos os destinos e escolas que possuem esta modalidade.
O intercambista neste caso deve estar preparado para ter opções mais limitadas e um investimento um pouco maior, além disso, vale salientar que o mix de nacionalidades neste tipo de programa pode não ser tão amplo, uma vez que a maioria das nacionalidades não vê como um problema estar entre estudantes mais jovem e optam pelos programas tradicionais.