Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
Sim, existe um pedacinho do Brasil na Irlanda, de acordo com os dados do Censo 2022 na Irlanda, que foram divulgados no final de maio, 39.556 cidadãos do Brasil, possuem residência no país, representando 4% da população imigrante na Irlanda.
Em comparação aos números divulgados em 2016, a população brasileira cresceu cerca de 150% e hoje ocupa o sexto lugar entre as nacionalidades estrangeiras do país. Ficando atrás apenas de Lituânia, Índia, Romênia, Reino Unido e Polônia.
Dos brasileiros residentes na ilha, 43,9% afirmam falar inglês fluente, 32,4% falam um inglês “bom”, 16,9% regular e 3,6% não falam inglês. Outro dado que chama atenção é o aumento de falantes de português, em que cerca de 5,5 mil irlandeses afirmam falar nosso idioma.
Além disso, o Censo divulgou também, informações relacionadas aos setores que mais empregam na Irlanda. Em primeiro lugar temos o comércio de atacado e varejo e em segundo o da saúde humana e assistência social, seguido do setor de manufatura, atividades profissionais, científicas e técnicas, indústria da construção, administração pública e defesa, atividades de informação e comunicação e agricultura, silvicultura e pescas.
O Censo na Irlanda é protegido por lei e deixar de fornecer informações pode ser considerado crime, cerca de 2 milhões de formulários foram entregues nas residências de toda a Irlanda para preenchimento.
Dados do Censo retirados do site: https://www.cso.ie/en/releasesandpublications/ep/p-cpsr/censusofpopulation2022-summaryresults/migrationanddiversity/
A Irlanda é atualmente um dos países mais procurados para intercâmbio. É possível com visto de turismo estudar até 90 dias ou aplicar para o visto de estudante com permissão de trabalho para um curso de inglês de 6 meses com direito a dois meses de férias ou cursos universitários que também permitem o intercambista trabalhar durante os estudos.