Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 27 de Julho de 2023
O Quebec anunciou que a partir de setembro de 2023 haverá mudança para alunos graduados em Colleges Privados, isso porque, estes não serão mais elegíveis ao PGWP (post-graduation work permit).
Este era um benefício que vinha atraindo muitos estudantes internacionais para a província, que foi a ideia do governo para atrair mão de obra qualificada, porém eles notaram que muitos imigrantes estavam indo estudar em Colleges Privados no Quebec, para pagar mais barato e depois utilizando o benefício do PGWP em outra província.
Desta forma, devido a este comportamento dos imigrantes, infelizmente o direito foi alterado, e agora o Quebec se iguala às regras das demais províncias, onde o PGWP é um benefício apenas de estudantes de Colleges Públicos.
Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o PGWP (post-graduation work permit), é uma autorização que permite alunos trabalharem em período integral, que pode ter de 8 meses a 3 anos de duração, após a conclusão do curso, e é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência de trabalho no Canadá e somar pontos em processos imigratórios no país.
Sendo assim, se o estudante concluir seu curso antes de 1 de setembro de 2023, ainda será elegível ao PGWP dentro das regras atuais.
Caso você esteja estudando, porém só irá concluir o seu programa de estudo após 1 de setembro de 2023, o tempo que passou no college dentro da regra atual será levado em consideração e será possível aplicar para o PGWP, referente apenas ao tempo estudado até a mudança da regra (agosto de 2023).
No entanto, mesmo que já esteja matriculado, se o seu programa de estudos iniciar após 1 de setembro de 2023, você será elegível ao PGWP apenas se o seu college for público ou privado subsidiado pelo governo.
Com os novos critérios, muitos Colleges Privados do Quebec perderam a elegibilidade ao PGWP, por isso, não deixe de consultar a lista oficial de programas e instituições elegíveis ao PGWP e conversar com o seu consultor.
A mudança também impacta casais e famílias que escolhiam o Quebec, isso porque após a alteração não será mais possível a aplicação do visto de trabalho aberto para cônjuge, no caso de College Privado.
Confira se a sua Instituição te faz legível ao PGWP: