Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
Em 1 de julho começa um novo ano fiscal na Austrália, ou seja, o departamento de imigração prepara várias mudanças que serão implementadas imediatamente ou ao longo do ano.
Algumas regras já começam a entrar em vigor afetando os intercambistas, a partir de julho de 2023, temos o retorno do limite de horas de trabalho para estudantes internacionais.
Antes da pandemia o estudante poderia trabalhar até 20 horas semanais ou 40 horas quinzenais e agora com a nova regra, os intercambistas que possuem permissão de trabalho no visto, podem trabalhar 24 horas semanais ou 48 horas quinzenais durante o período de estudo, com exceção para quem trabalha na área de Aged Care (atendimento aos idosos), a Austrália precisa de muita mão de obra neste setor. Durante o período de férias, não há essa restrição de horas.
Quem trabalha nesta área ou pensa nessa transição de carreira, é uma ótima oportunidade, além de não existir a restrição de horas trabalhadas, a imigração também irá lançar um novo visto de trabalho para esta indústria com mais flexibilizações e com caminho para residência permanente.
Lembrando que dependentes de estudantes de mestrado ou doutorado no país, continuam com a permissão de trabalho período integral.
O salário mínimo nacional também foi reajustado em 8.6%, como acontece em todo ano fiscal, passando de AUD 21.38 para AUD 23.23 por hora.
Se você pretende realizar um intercâmbio na Austrália, é importante ficar atento aos prazos, 40 dias é o tempo médio de processamento para solicitação de vistos e o indicado é solicitar o visto com 2 meses de antecedência da data de início do curso na Austrália.
O visto 485, que é um visto de trabalho pós estudos também sofreu alterações, quem se forma um curso superior já tem direito a aplicação, mas para cursos técnicos, é necessário que a profissão esteja em uma das listas de profissões em demanda do governo. É uma ótima oportunidade para depois de formado, ter mais tempo na Austrália para conseguir uma experiência profissional e trilhar sua estratégia para residência permanente.
Inclusive, o governo tem muito interesse em reter os profissionais que investiram no ensino australiano e para isso tem estudado formas de aumentar o período do visto 485, principalmente para estudantes do ensino superior que poderão permanecer na Austrália por um período mais longo. O período de permanência pode ser de até quatro anos para um graduado de bacharelado, cinco anos para quem concluir mestrado e seis anos para o doutorado.
As taxas de visto tiveram reajuste, os estudantes de idiomas pagarão agora AUD 710.00 para o aplicante principal e AUD 530.00 para os dependentes maiores de 18 anos e com menos AUD 175.00. O visto de turismo passou de AUD 150.00 para AUD 190.00