Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
Não é nenhuma novidade que a área de TI é uma das mais aquecidas em vários lugares do mundo, não é mesmo?
Se você é um profissional da área ou está em transição de carreira para TI, queremos falar sobre três países na Europa que buscam cada dia mais profissionais desta área.
- Irlanda
A área de TI é um dos mercados mais aquecidos na Irlanda, portanto, se você é um profissional com experiência e está em busca de uma oportunidade de emprego este pode ser um destino muito interessante, já que grandes empresas de tecnologia montaram amplos escritórios no país, oferecendo empregos até mesmo para profissionais em início de carreira ou os já estabelecidos em outros países.
Dublin ainda é a cidade com mais oportunidades, mas as empresas já estão se expandindo para outras regiões como Cork, Galway e Waterford. A Irlanda é muito conhecida por receber estudantes do mundo todo em busca de cursos para aprimorar o inglês, tornando-se porta de entrada para muitos profissionais desta área.
- Alemanha
Outro país que tem muita necessidade de mão de obra na área de TI, é a Alemanha, são muitas oportunidades de emprego e de migração para profissionais qualificados. Um fator que contribui muito para isso é o boom dos investimentos em startups nos últimos anos.
O Reino Unido e a Alemanha passaram a ser vistos como os dois países europeus mais bem preparados para conquistar posições mundiais de liderança nos mais complexos campos da tecnologia.
Existem três tipos de visto que os profissionais de tecnologia podem concorrer na Alemanha: visto de trabalho, blue card e o visto de procura de vaga de emprego. Além disso, é possível ser estudante de um curso universitário e ter a permissão de trabalho.
- Reino Unido
A área de TI é com certeza uma das mais promissoras no Reino Unido, para se ter uma ideia, o salário médio anual de um desenvolvedor Java no Reino Unido é de £ 65.599 libras.
Profissões como engenheiro de software, IUX, UX, engenheiro mobile, analista de dados, desenvolvedor de software, desenvolvedor de web e muitas outras estão em alta no país.
Uma pesquisa realizada pela plataforma Startups (startups.co.uk) revelou que as melhores cidades para trabalhar na Inglaterra estão localizadas no norte do país e são elas: Newcastle, Birmingham, Manchester, Sheffield, Londres, Nottingham e Southampton.