Estudo e Trabalho / Por Jana Santos
Publicado em 28 de Julho de 2023
A Austrália além de ser um destino incrível para viajar e viver, também é uma ótima opção para intercambistas que buscam um país que permita que estudantes tenham permissão de trabalho durante o intercâmbio por 20 horas semanais (atualmente, até a postagem deste texto, o governo liberou que estudantes trabalhem 40 horas semanais, verifique as regras vigentes no momento da sua chegada). É possível aplicar para o visto de estudo com permissão de trabalho, em caso de matrícula em cursos a partir de 14 semanas.
Intercambistas com todos os níveis de inglês conseguem uma oportunidade de trabalho no país, mas é claro, que quanto maior o seu conhecimento, maior a chance de conseguir algo mais rápido e também em posições melhores.
Para quem possui um nível mais básico do idioma, os empregos disponíveis são os que não exigem contato com o público, por isso, os mais comuns são como lavador de pratos, trabalhos na área da limpeza ou ajudante em obras.
Já quem desembarca na Austrália com o nível a partir do intermediário, consegue ter um leque maior de opções, já que além dos já mencionados, consegue aplicar também para trabalhar como garçom/garçonete, entregador, ajudante em loja, bartender, babá, ajudante geral, barista e um trabalho muito comum também entre os intercambistas é na área de eventos.
Vale lembrar que além do visto, para trabalhar na Austrália, é necessário possuir o tax file number, que é o número do registro para imposto que funciona como uma carteira de trabalho e que também é utilizado para cobranças de imposto. A solicitação é gratuita e pode ser feita através do site: www.ato.gov.au
Existem ainda alguns certificados obtidos em cursos rápidos, que são exigidos para trabalhar em alguns setores e ajudam e muito o estudante a se colocar no mercado de trabalho de forma mais rápida.
- RSA (Responsible Service of Alcohol): permissão para trabalhar com a venda de bebidas alcoólicas (pubs, restaurantes e bares).
- MIX’n’IT – Bar and Cocktai: curso para aprender o preparo de drinks e trabalhar como barman.
- Barista: certificado e treinamento prático sobre a preparação adequada de cafés em restaurantes e cafeterias, ou mesmo em eventos e banquetes.
- RCG (Responsible Conduct of Gambling): certificado dá autorização para o trabalho com jogos e apostas.
- Senior First Aid: um curso de primeiros socorros, requerido para trabalhar no cuidado de crianças e idosos.
- Greencard: curso de técnicas de segurança no trabalho, necessário para vagas de emprego na área de construção civil.
Agora é só preparar o currículo em inglês e aplicar para as diversas vagas disponíveis. Good luck!