ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Trabalho na Austrália: Construção Civil

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 6 de Janeiro de 2021

Tags: Dicas Trabalho

Uma das principais perguntas dos estudantes quando vão morar fora é relacionada a trabalho e vagas de emprego. Desta forma, o medo de chegar em um país e não ter como pagar as contas no fim do mês, muitas vezes são o que mais impedem as pessoas de irem atrás de um sonho. Mas hoje, vamos falar sobre o trabalho na Austrália e mostrar para você uma das áreas profissionais mais valorizadas: a construção civil!

Contudo, em 2016, a indústria de construção civil empregava quase 1 milhão de profissionais. Assim, só pra se ter uma ideia é da construção civil o posto de segundo maior contribuinte no PIB (Produto Interno Bruto) do país. No entanto, esse número só tende a crescer.
Sendo assim, com a população australiana se tornando cada vez mais idosa, o país corre atrás de mão de obra. Por isso, está investindo nos programas de imigração e escolas que permitem o visto para estudantes internacionais.

Portanto, entre as profissões que fazem parte do “conjunto da obra”, estão os encanadores, eletricistas, pedreiros e controladores de tráfego. Nessas profissões que muitos estudantes encontram o seu primeiro emprego nas terras dos cangurus.

O QUE É PRECISO PARA TRABALHAR EM CONSTRUÇÃO CIVIL?



Certamente, na Austrália, dependendo da indústria e de qual estado pretenda trabalhar, você irá precisar de uma licença. No caso da construção civil, é obrigatório que todos possuam o white card.

O white card é adquirido através de um curso presencial ou online. Os preços variam entre AU$50,00 a AU$150,00, sendo o online mais barato. Ele tem duração de aproximadamente 6 horas. Apesar do cartão chegar após alguns dias, você recebe na hora um certificado de conclusão que pode ser usado já no dia seguinte caso já tenha um trabalho.

Desta forma, nesse curso você irá aprender sobre saúde e segurança no trabalho, profissões que você pode aplicar com essa licença, equipamentos de segurança e direitos dos trabalhadores.

Além do white card, outro item obrigatório para se entrar no canteiro de obras é o equipamento de segurança:

- Camisa verde ou laranja fluorescente: facilita a visibilidade no ambiente de trabalho, evitando acidentes.
- Luvas: Evitam cortes, corrente elétrica, queimaduras.
-Capacete: Servem para proteger caso alguma peça ou material caia durante o trabalho de andares superiores.
- Bota de segurança: Essas botas devem conter uma biqueira de aço por dentro que protegem os pés de materiais pesados e pontiagudos e produtos químicos que podem atingir os pés, e sola de borracha que protege contra descargas elétricas e escorregões.


COMO É O TRABALHO?



O trabalho muitas vezes é pesado, principalmente para quem está começando e não tem experiência e não está acostumado*. Geralmente é pedido para que descarregue o material dos caminhões, transporte de uma área da obra para a outra, mantenha o canteiro de obras limpo. Sendo assim, como muitas dessas tarefas são necessárias para o uso da força, é difícil ver meninas trabalhando como ajudantes de pedreiro. A não ser no controle de tráfego, mas apesar de fazer parte da construção civil, é necessário mais cursos e outras licenças.br>
Por isso, uma dica: Mantenha-se hidratado e use protetor solar!


O SALÁRIO VALE A PENA?



Primeiramente, o salário é pago geralmente por semana ou quinzenal e vai depender do número de horas trabalhadas. Lembrando que os estudantes podem trabalhar 20h semanais durante as aulas e 40h semanais nas férias.

Desta forma, o valor pago para iniciantes varia de AU$19,84 a AU$25,00 por hora. Já nos sábados, domingos e feriados esse valor chega a dobrar!

Portanto, uma dica para quem quer entrar nessa área, a melhor forma para se encontrar trabalho é nas redes sociais e grupos de whatsapps. A comunidade brasileira é bem forte aqui na Austrália e sempre posta vagas de trabalhos casuais, então esteja sempre pronto e boa sorte!


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL