ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

VOCÊ CONHECE A CULTURA IRLANDESA?

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 17 de Fevereiro de 2021

O país é localizado ao norte do continente europeu, com uma população adepta a danças e bebidas, a Irlanda e seu povo é conhecida pela sua simpatia e receptividade. A ilha de origem celta é carinhosamente chamada de ilha Esmeralda, devido ao verde intenso de seus campos, resultado do clima chuvoso da região. As invasões em seu território se iniciaram 1169 D.C, porém até hoje o idioma gaélico está vivo até hoje e os Irlandeses falam inglês mas aprendem o irlandês nas escolas. Além da língua muitas outras tradições foram mantidas e fazem a cultura desse país tão singular. Ficou curioso para saber mais sobre esse povo? O que comem? Como se divertem? No que acreditam? Seus problemas acabaram, chegou a hora de você saber tudo sobre a cultura irlandesa.

CULINÁRIA: Comidas e bebidas


Existem dois alimentos que não podem faltar na casa de um irlandês: batata e cerveja.
Entre os pratos típicos de sua culinária estão: peixe com batata (Fish & Chips), purê de batata (Champ), panqueca de batata (boxty), pão de batata, torta de batata (Shepherd’s pie) .... Enfim, eles gostam de batata. Para se ter uma ideia de quão forte é essa relação, a aparição de uma doença que dizimou apenas as plantações de batata em 1845, ficou conhecida como a grande fome, levou mais de um milhão de pessoas a morte e resultou na emigração de outro milhão irlandeses para Estados Unidos e Canadá.
Porém nem mesmo a batata está mais enraizada na cultura desse povo do que a cerveja. Beber e frequentar pubs é quase uma de filosofia de vida na Irlanda. Há milhares de pubs espalhados por todo o país, nos quais é possível encontrar uma infinidade de marcas e tipos de cerveja. Apesar de toda essa diversidade, a cerveja Guinness, criada em 1759, tendo sua receita inalterada a 250 anos, é a materialização dessa paixão.

ESPORTES


Podemos dizer que esportes de contato são os favoritos por aqui. O rugby e futebol são esportes muito populares no país. Porém ao contrário do futebol que não possui muitas conquistas, a seleção de rugby é figurinha carimbada na briga por títulos mundiais. O boxe e lutas em geral também atraem a atenção dos irlandeses. Contudo, as tradições tem um peso forte nesta ilha e o esporte mais praticado tem sua origem nas tradições celtas e é conhecido como futebol gaélico. O futebol gaélico é uma espécie de futebol em que os jogadores guiam uma bola através de chutes e socos até uma trave em formato de H.

MÚSICA


A Irlanda respira música e é possível assistir lindas apresentações até mesmo enquanto se faz compras. A Grafton Streets, uma rua em meio a lojas no centro de Dublin, atrai todos os dias inúmeros artistas e é famosa por ser o local onde grandes bandas como U2 e Westlife começaram sua história. Durante as apresentações é comum ver os cases de violões e de outros instrumentos cheios de moedas. Os irlandeses possuem muito respeito por esses profissionais e sempre contribuem com os artistas.
Apesar da pop invadir o país, a música celta, com suas flautas, banjos e violinos permanecem na cultura irlandesa e é ritmo frequente em festividades e em pubs. Falando sobre música, uma curiosidade que não poderia faltar é que a harpa é um instrumento genuinamente irlandês e pode ser visto no formato de pontes, no brasão de armas e no símbolo da cerveja Guinness.

FESTIVIDADES


Dentre eventos típicos no calendário irlandês está o St Patrick’s day que é comemorado dia 17 de março em homenagem ao santo padroeiro do país, São Patrício. Neste dia uma multidão pessoas vestidas de verde e utilizando acessórios de trevos de quatro folhas e o chapéu do Leprechaun (aqueles duendes verdes sempre vistos com potes de ouro nas histórias) invadem as ruas do país. Toda a festa é regrada com muita cerveja e música, é claro. Outro evento de origem irlandesa é o Halloween, apesar de muito presente na cultura americana. Originalmente o Halloween comemorava o fim do verão, o início de um novo ano e as colheitas do ano que estava terminando. A relação entre Halloween e o dia de Todos os Santos só aconteceu no século VIII depois de uma tentativa da igreja católica de cristianizar a festa pagã.

SUPERSTIÇÕES


Irlandeses são um povo muito supersticioso, prova disso é que trevos de quatro folhas e leprechauns se tornaram símbolos do país. Segundo a lenda leprechauns são duendes responsáveis por cuidarem de tesouros como os potes de ouro que ficam no fim do arco-íris. Se conseguir capturar um, você tem direito a fazer três pedidos antes de soltá -lo. Porém, se estiver muito difícil de capturar leprechaun outra saída para garantir bons ventos é encontrar um trevo de quatro folhas.
Atenção: o trevo de quatro folhas atrai sorte, mas o símbolo da Irlanda é o trevo de três folhas, onde St Patrício usava como exemplo para mostrar a santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Não pense que as superstições irlandesas param por aí, existem algumas outras superstições ainda mais interessantes nessa cultura:
• Não pegar as moedas que você encontra na rua, independente do valor, atrai pobreza;
• Coçar o nariz significa briga; para anular o efeito da crença é preciso que alguém bata na sua mão e você revide;
• Não colocar uma vela na janela na noite de Natal trará azar;
• Pescadores para continuar com suas redes cheias de peixes não podem se relacionar com mulheres ruivas;
• Cocô de pombo é sinal de sorte.

Bom agora que você já sabe tudo sobre a cultura irlandesa tenho certeza que ficou com mais vontade de conhecer e poder mergulhar de cabeça na Terra dos leuprechauns


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL